Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, em Boston, descobriram que ingerir três quadradinhos de chocolate amargo diariamente pode proteger contra diabetes tipo 2.
De acordo com os pesquisadores, as altas concentrações de antioxidantes presentes no cacau do chocolate amargo podem ajudar o corpo a absorver o açúcar do sangue e compensar os efeitos da gordura saturada e do açúcar no ganho de peso e no diabetes. Diferentemente dos chocolates brancos e ao leite, que não contém quantidades significativas de cacau capazes de fazer o mesmo efeito no organismo.
Estima-se que cerca de 422 milhões de pessoas no mundo vivam com diabetes (OMS, 2021), sendo 90% dos casos do tipo 2. Só no Brasil, cerca de 16,8 milhões de pessoas têm a doença. Essa prevalência vem aumentando devido ao envelhecimento populacional e mudanças nos hábitos de vida.
O diabetes tipo 2 é uma condição crônica em que o corpo não usa a insulina adequadamente, levando a níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue. É a forma mais comum de diabetes e geralmente se desenvolve em adultos, embora também possa ocorrer em jovens.
Vale ressaltar que o tratamento para diabetes tipo 2 envolve mudança no estilo de vida, medicação e monitoramento da doença.
Leia tudo sobre saúde aqui.