Em um estudo recente liderado pela Universidade de Edimburgo, pesquisadores concluíram que crianças entre três e sete anos que demoram mais para aprender a lidar com emoções intensas estão mais propensas a desenvolverem problemas relacionados a transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os pesquisadores também observaram que elas eram mais suscetíveis a apresentarem comportamentos como tristeza e preocupações ao sete anos.
Ter um emocional desregulado é um sintoma comum do TDAH, tanto em adultos como em crianças, mesmo que muitas vezes associemos a condição à hiperatividade, apenas. Isso significa que quem sofre com a doença, pode ter emoções intensas e desproporcionais, além de apresentarem dificuldade para se acalmar perante algo perturbador.
Para a pesquisadora Dra. Aja Murray, autora do estudo, as habilidades de regulação emocional são conquistadas desde cedo, e acredita-se que são fortalecidas aos poucos durante a infância.
“As crianças, no entanto, adquirem essas habilidades em ritmos diferentes e uma aquisição mais lenta pode servir como um marcador para problemas de neurodesenvolvimento e saúde mental. Nossas descobertas sugerem que monitorar trajetórias de regulação emocional ao longo do desenvolvimento pode ajudar a identificar quais crianças correm risco de problemas de saúde mental”, afirma.
Como o estudo foi feito?
Pesquisadores das Universidades de Edimburgo, Northumbria e Oxford analisaram um grande conjunto de dados para testar se a progressão do desenvolvimento emocional entre crianças de três a sete anos está relacionada ao risco de problemas comuns de saúde mental. Para isso, eles examinaram dados do Estudo de Coorte do Milênio do Reino Unido, que acompanha a vida de cerca de 19.000 jovens nascidos entre 2000 e 2002.
Os autores analisaram questionários e entrevistas com respostas dos pais sobre a conduta, comportamentos sociais e habilidades de regulação emocional de seus filhos. Suas descobertas mostraram que uma tendência a ter respostas emocionais extremas e um desenvolvimento mais lento na capacidade de regular essas emoções estava significativamente associada a sintomas de TDAH, sintomas de internalização e problemas de conduta em crianças do sexo masculino e feminino aos sete anos de idade.
Outros sinais de TDAH em crianças
Os sintomas em crianças geralmente são perceptíveis antes dos seis anos de idade e podem ser divididos em duas categorias: falta de atenção e hiperatividade. Três dos principais indicativos da falta de atenção são:
- Parecer incapaz de ouvir ou executar instruções
- Se destrair facilmente, apresentando um curto período de atenção
- Realizar várias atividades ao mesmo tempo
Já os principais sintomas da hiperatividade envolvem:
- Incapacidade de ficar sentado, especialmente em ambientes calmos ou silenciosos
- Interromper conversas
- Pouca ou nenhuma sensação de perigo
Vale ressaltar que existem vários outros sintomas relacionados ao TDAH em adultos e crianças. Procure atendimento especializado caso suspeite de algum sintoma, tanto para fazer o diagnóstico correto quanto para o tratamento.