Se você tem o costume de utilizar papel alumínio para armazenar comidas ou preparar alimentos, você pode estar correndo um sério risco. O cientista de alimentos Dr. Zachary Cartwright, do Aqualab em Chicago, Estados Unidos, explicou que esse tipo de material não tem a capacidade de vedação e, por isso, é mais propício para propagar bactérias no alimento e causar intoxicação alimentar.
Segundo, dr. Zachary, não importa o quão firme você consiga embrulhar a comida com o papel alumínio. Sempre entrará um pouco de ar, o que ajuda bactérias potencialmente perigosas, como estafilococos e Clostridium botulinum, responsável pelo Botulismo, a crescer no alimento. Os estafilococos podem se multiplicar nos alimentos e até mesmo criar uma toxina que causa intoxicação alimentar, mesmo após o cozimento.
Veja também
Além disso, o especialista alerta que o alumínio pode reagir com alimentos ácidos ou salgados, liberando compostos químicos no alimento.
Como armazenar alimentos com segurança?
Caso você não dispense o bom e velho uso do papel alumínio, limite a não deixar seu alimento armazenado nele mais do que dois dias. Opte ainda por embrulhar a comida primeiramente em um papel filme e só depois no alumínio.
O especialista recomenda a preferência por potes com fechamento hermético ou sacos plásticos lacrados.